Os filhotinhos de jacu

Rony vive com sua mãe em um sítio em Andrelândia, interior de Minas Gerais. A família vive em harmonia com a natureza e são fascinados pela preservação da vida silvestre. 

Numa manhã, Rony saiu para buscar estacas para construir um novo galinheiro e encontrou um ninho destruído no chão no meio da mata. O ninho parecia ter sido derrubado por um predador ou até mesmo por algum vândalo, isso não se sabe. Apesar do ninho estar destruído, os ovos estavam intactos. Jovem, porém sábio e experiente no que diz respeito aos animais da região, identificou que eram de jacu. Recolheu os ovos, pois ali não durariam nem um dia, e levou para casa. 

Os jacus são belas aves silvestres e seus ovos são equivalentes aos ovos de galinha. Rony não tinha outra saída, misturou os ovos que uma das galinhas estava chocando e aguardou a natureza fazer o resto do trabalho. Alguns dias depois, nasceram os 3 filhotinhos de jacu misturados com os pintinhos. A galinha os adotou e os protegeu debaixo de suas asas nos primeiros dias como uma boa mãe. Infelizmente, um dos bichinhos morreu, mas os outros dois seguiram firmes e fortes. 

Rony sabia que a comida a dar a eles não era a mesma dos pintinhos, então coletava frutas silvestres e mantinha uma alimentação balanceada. Nesse ponto o conhecimento empírico e o amor são suficientes para preservar a vida.

Os filhotinhos cresceram e o jovem soltou o casal na natureza. 

Essa bela história tem um final feliz e Rony é um grande exemplo. Mas vamos aproveitar esse caso para lembrar que manter animais silvestres em casa, sem os devidos procedimentos legais, é crime. Então sempre que você encontrar ovos ou mesmo animais silvestres feridos e de bom coração queira ajudá-los, não deixe de se apresentar à polícia militar de meio ambiente de seu município, explicar as circunstâncias e os mesmos irão tomar as devidas providências, você poderá conseguir uma autorização legal para cuidar dos animais ou os mesmos podem ser entregues aos órgãos competentes. A apresentação ou até mesmo a entrega de um animal às autoridades policiais isenta você de qualquer aborrecimento, prisão ou multa.

Parabéns a todos que preservam a natureza e se preocupam com a nossa fauna. A Revista Imagem apoia essa causa!



Comente esse artigo! Use também o botão COMPARTILHAR logo acima.

Clima

booked.net